10 de out. de 2011

Iniciação musical para crianças

bDSC07529

Francine Milene, professora de teclado da escola de música da Cidade do Saber, está desenvolvendo na instituição, uma iniciação musical para crianças de 07 a 10 anos. O projeto faz parte de seu trabalho de conclusão de curso de Licenciatura e Música pela Universidade Federal da Bahia.

Na última quarta-feira (05/10), sua orientadora, Jaqueline Leite, acompanhada das professoras Marineide Costa e Diane Santiago, assistiram a uma aula e avaliaram a professora em ação, observando o aproveitamento do seu método e de como ela o desenvolve.

Até dezembro, Francine passará por etapas de exames para que, finalmente, defenda o seu projeto e consiga sua segunda especialização (ela é formada em Instrumento, que lhe permite exercer atividades como solista, recitalista, instrumentista de orquestra, camerista, músico de banda ou professor de instrumento).

A importância desta especialização está no desenvolvimento de métodos para ensino coletivo de crianças. “Na Cidade do Saber, por exemplo, só é possível aprender música a partir dos 12 anos. Por isso seria interessante que esse método fosse implantado aqui”, comenta a professora.

A escola de música da Cidade do Saber propõe a prática musical de repertório popular e erudito, a leitura musical e o constante aperfeiçoamento técnico do participante.

Perfil dos orientadores:

Marineide Maciel Costa: Coordenadora do Núcleo de Educação Musical da Escola de Música da UFBA, Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, licenciada em Educação musical e Instrumento(Piano), com experiência de mais de 40 anos na área de Educação Musical, atuando desde a Educação infantil até a Graduação.

Diana Santiago: Professora Adjunto de Piano da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Execução Musical (Piano – UFBA), Mestre em Execução e Literatura Pianística e Mestre em Educação Musical pela Eastman School of Music, da Universidade de Rochester (Nova York). Nos Estados Unidos, estudou como bolsista do governo brasileiro (CAPES).

Jaqueline Câmara Leite: Licenciatura em Música (2002) e mestrado em Música (2007) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Assistente da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador, ministrando disciplinas dos Cursos de Licenciatura em Música.

Desde 2008 é integrada a equipe pedagógica do programa Pró-Licenciatura em Música, modalidade EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já atuou como professora e orientador no curso de Iniciação Musical ao Teclado do Núcleo de Educação Musical da Escola de Música da UFBA, como professora da educação infantil e ensino fundamental de escolas da rede pública e particular e como regente do Coral Infantil do Colégio Módulo Criarte.

 

aDSC07541 Francine Milene, Diana Santiago, Jaqueline Leite, Marineide Maciel e o Raul Carlos Gomes, gestor do núcleo de música da CDS

 

 

 

Daniel Quirino – Ascom Cidade do Saber

Um comentário:

  1. A musica é uma arte e as crianças serão nossos futuros artistas. Pr. Maroel. http://radiominhafamilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir