10 de out de 2011

Iniciação musical para crianças

bDSC07529

Francine Milene, professora de teclado da escola de música da Cidade do Saber, está desenvolvendo na instituição, uma iniciação musical para crianças de 07 a 10 anos. O projeto faz parte de seu trabalho de conclusão de curso de Licenciatura e Música pela Universidade Federal da Bahia.

Na última quarta-feira (05/10), sua orientadora, Jaqueline Leite, acompanhada das professoras Marineide Costa e Diane Santiago, assistiram a uma aula e avaliaram a professora em ação, observando o aproveitamento do seu método e de como ela o desenvolve.

Até dezembro, Francine passará por etapas de exames para que, finalmente, defenda o seu projeto e consiga sua segunda especialização (ela é formada em Instrumento, que lhe permite exercer atividades como solista, recitalista, instrumentista de orquestra, camerista, músico de banda ou professor de instrumento).

A importância desta especialização está no desenvolvimento de métodos para ensino coletivo de crianças. “Na Cidade do Saber, por exemplo, só é possível aprender música a partir dos 12 anos. Por isso seria interessante que esse método fosse implantado aqui”, comenta a professora.

A escola de música da Cidade do Saber propõe a prática musical de repertório popular e erudito, a leitura musical e o constante aperfeiçoamento técnico do participante.

Perfil dos orientadores:

Marineide Maciel Costa: Coordenadora do Núcleo de Educação Musical da Escola de Música da UFBA, Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, licenciada em Educação musical e Instrumento(Piano), com experiência de mais de 40 anos na área de Educação Musical, atuando desde a Educação infantil até a Graduação.

Diana Santiago: Professora Adjunto de Piano da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Execução Musical (Piano – UFBA), Mestre em Execução e Literatura Pianística e Mestre em Educação Musical pela Eastman School of Music, da Universidade de Rochester (Nova York). Nos Estados Unidos, estudou como bolsista do governo brasileiro (CAPES).

Jaqueline Câmara Leite: Licenciatura em Música (2002) e mestrado em Música (2007) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Assistente da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e do Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador, ministrando disciplinas dos Cursos de Licenciatura em Música.

Desde 2008 é integrada a equipe pedagógica do programa Pró-Licenciatura em Música, modalidade EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já atuou como professora e orientador no curso de Iniciação Musical ao Teclado do Núcleo de Educação Musical da Escola de Música da UFBA, como professora da educação infantil e ensino fundamental de escolas da rede pública e particular e como regente do Coral Infantil do Colégio Módulo Criarte.

 

aDSC07541 Francine Milene, Diana Santiago, Jaqueline Leite, Marineide Maciel e o Raul Carlos Gomes, gestor do núcleo de música da CDS

 

 

 

Daniel Quirino – Ascom Cidade do Saber

Um comentário:

  1. A musica é uma arte e as crianças serão nossos futuros artistas. Pr. Maroel. http://radiominhafamilia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir