Ritmada pelo toque de instrumentos e por palmas, aconteceu no último domingo (22/08), na quadra poliesportiva da Cidade do Saber, uma grande festa de iniciação e graduação na capoeira.
Era o “Batizado e Troca de cordas”, no qual alunos da Instituição, do PETI, da Apae, entre outros grupos, que praticam o estilo que mescla luta e dança, estavam presentes para uma grande confraternização cheia de alegria, ritmo, saltos e lutas acirradas.
Nestes batizados, o aluno joga pela primeira vez com um grande mestre de outras academias, que passa a ser o seu padrinho. Alguns desses representantes da luta presentes eram os Mestres Petróleo, Maré, Saci, Oliveira e Bobô.
Para os novatos, o jogo da capoeira no Batizado é o momento em que ele apresenta tudo o que aprendeu durante as aulas. Além de executar os golpes em um jogo com um companheiro, entra em cena um elemento novo: a surpresa. Não se sabe o que o outro fará, já que os golpes não são mais ditados pelo professor. Por isso, é um verdadeiro rito de passagem moderno e urbano, que representa todo o conjunto de técnica e disciplina que um aluno deve ter.
Os alunos mais velhos, também se graduaram, mostrando seus dotes e práticas, sempre com muita ginga, expressão, arte e "malícia".
Neste batizado, ressalta-se o bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo educador da Cidade do Saber, Ismael Reis, que -- sempre com muito bom humor, atenção e carinho -- proporciona, a todos seus alunos, a percepção de que a capoeira pode ser uma grande força que agrega diversão, disciplina e inclusão social.
Assista a o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário