22 de ago. de 2010

Cidade do Saber homenageia instituição italiana

chiara1

 

Na última terça-feira (17/08), a Gibiteca da Cidade do Saber (CDS) ganhou placa especial em referência a “Chiara per i Bambini del Mondo”, que em português pode ser traduzido como “Luz para as crianças do mundo”. O motivo foi uma homenagem da instituição camaçariense à Associazione di volontariato Chiara per i Bambini del Mondo, da Itália.


O tributo foi prestado a esta associação italiana "irmã" (considerada assim por uma convergência de objetivos e ações para o desenvolvimento sócio-cultural de crianças e adolescentes),  a qual, por sua vez, concedeu a Cidade do Saber o prêmio “Onore Al Merito Sociale”, em julho deste ano, pela construção de uma identidade social e educativa promovida no município de Camaçari. Presentes estavam a Diretora Geral, Ana Lúcia Silveira, o Diretor de Desenvolvimento do Saber, Arnoldo Valente, ambos da Cidade do Saber, e o Presidente da Associação Italiana, Biazzeti Luciano, juntamente com sua comitiva.


Um pouco antes do descerramento da placa, eles prestigiaram uma contação de estória às crianças presentes, narrada por Patrícia Almeida, que em poucos segundos, mostrou sua capacidade de detalhar o que conta, encantando de imediato crianças e adultos que formavam a platéia.


Os italianos da comitiva divertiram-se e muito interagiram, mesmo com a fábula apresentada em português, tamanha era a força de expressão de Patrícia.


Em seguida, houve a inauguração da placa, com os pronunciamentos, que se concentraram na importância do amor na educação das crianças, marcando, assim, a ocasião e os propósitos da manutenção de espaços neste perfil, que abre, aos olhos do público infantil, através da leitura, a “Chiara” da cultura e a possibilidade de conexão com o mundo.


Mas para que serve uma Gibiteca?


Uma História em Quadrinhos (ou HQ) é um meio perfeito para despertar em muitas crianças, o prazer pela leitura e pela arte. Possuem uma linguagem simples e de fácil compreensão, proporcionando entretenimento e conhecimento em um mesmo ambiente. Eles podem ser utilizados nas salas de aula como recurso para complementar o ensino uma vez que prendem mais a atenção dos alunos. E é partindo desta constatação que se reconhece a importância e vantagens de uma Gibiteca numa comunidade, principalmente como formadora de jovens leitores.

 

CA CE
CF CG
CN

  CI

CO CM
 CJ CH
CP  CL

Um comentário:

  1. Livros nos parques de Curitiba: Biblioteca itinerante percorre os parques da cidade desde o mês de outubro http://migre.me/2UxKe

    ResponderExcluir