23 de ago. de 2012

Museu de Ciência e Tecnologia da Cidade do Saber ganha Espaço de Química

DSC05869 Pare por um minuto o que está fazendo e olhe ao seu redor. Você vai perceber que a química é responsável por boa parte dos equipamentos e facilidades que te cercam. Comece pelo computador. Pense nas teclas, na entrada USB, no fio do carregador. Tudo, sem exceção, é composto por elementos da tabela periódica.

Provavelmente, para chegar ao seu local de trabalho, na escola ou em casa, você utilizou um carro ou um ônibus, que consome combustível. O cafezinho bem quente sobre sua mesa está num copo feito de polietileno ou polipropileno. E as roupas que você veste? Elas também passaram por um processo de transformação química para adquirir mais flexibilidade, elasticidade e provocar uma sensação de maior conforto.

Mesmo que não dê para perceber, a química está sempre presente nas nossas vidas. É responsável por uma série de processos de transformação, que vão do cultivo de alimentos orgânicos à fabricação de equipamentos eletrônicos modernos, passando pela produção de combustíveis e medicamentos. Isso sem falar numa série de incontáveis reações que acontecem a todo momento no nosso corpo e que são fundamentais para nossa existência.

Mas, como a química funciona para a criação de produtos e equipamentos? Como as diversas reações químicas acontecem e modificam produtos? Qual a importância da química para nossas vidas? É isso que os camaçarienses vão descobrir com a inauguração do Espaço de Química, que a partir do dia 28 de agosto passa a integrar o Museu de Ciência e Tecnologia – Unica, na Cidade do Saber.

DSC05872

A criação do novo espaço inaugura uma nova fase para a educação científica dos moradores de Camaçari. O equipamento vai possibilitar o contato mais próximo das pessoas com o universo das transformações e reações químicas, trazendo para o cotidiano informações e conhecimentos específicos sobre essa importante área do desenvolvimento humano.

O Espaço vai contar com uma série de experimentos, onde os visitantes vão aprender, na prática, como acontecem as reações químicas. Vão, ainda, experimentar sensações e entender como a química auxilia no funcionamento das indústrias de transformação instaladas no Polo Petroquímico de Camaçari, maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade.

DSC05873

O novo espaço servirá também para a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e consolidação de modelos de produção menos poluentes, em sintonia com a necessidade de conservação do nosso planeta.DSC05875

O funcionamento do Espaço de Química vai seguir as diretrizes já utilizadas para as visitas no Museu de Ciência e Tecnologia. Os grupos e escolas devem agendar as visitas pelo telefone 3644-9830. Para as escolas públicas, a visitação é gratuita e para as escolas particulares é cobrada uma pequena taxa, de acordo com o número de alunos. Para o público em geral, a visitação poderá ser realizada diariamente, de segunda a sexta-feira, das 11 às 12 horas e das 16 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário