20 de jul de 2012

Oficina de Artesanato Cientifico na Cidade do Saber ensina sobre reciclagem e princípios da física

DSC09558 Garrafas plásticas, tampinhas, palitos de churrasco. Todos esses materiais, que poderiam ser descartados no lixo, foram reciclados na oficina de artesanato científico, realizada na manhã desta sexta-feira (20/07) na Cidade do Saber. A transformação resultou em objetos utilizados para explicações da física, como a propagação de força e energia.

Cerca de 40 pessoas participaram, de forma gratuita, da atividade, onde colaboradores da área ambiental da LIMPEC (Limpeza Pública de Camaçari) demonstraram maneiras de reutilização, como a confecção de carrinhos e vai-vem, brinquedo formado por uma garrafa plástica com abertura no centro, por onde passam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda do vai-vem, um jogador segura, utilizando a abertura e contração para movimentar a garrafa. Com esse brinquedo, foi explicado o princípio mecânico da transferência de energia.

A atividade é parte integrante da metodologia de promoção e democratização do acesso à cultura científica desenvolvido pelo UNICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário