4 de ago. de 2011

Noite de piano e emoção com Arthur Moreira Lima

DSC03693 

Delicados acordes de piano tomaram conta da área externa da Cidade do Saber na noite desta quarta-feira (03). Era Arthur Moreira Lima levando a boa música para as mais diversas classes através do projeto “Um Piano pela Estrada – Brasil Sertões 2”.

Tocando para um público que ocupou todo o espaço destinado a apresentação, Moreira Lima desfilou suas notas para ouvidos atentos, que apreciavam os grandes clássicos sendo executados por um dos maiores mestres vivos da música erudita nacional.

Com muita calma e suavidade, o pianista contava antes de cada execução, detalhes da composição, falando sobre os compositores, as suas inspirações, ambientando a platéia para o clima correspondente da canção que seria exposta.

DSC03698

Este método de conduzir o público foi o que chamou a atenção do mestre de obras Augusto Cunha, que até então nunca tinha visto um concerto de piano: “Dessa forma, mesmo quem não conhece a obra, consegue entender um pouco o que a música quer nos passar. Além disso, realmente nos faz criar interesse por esse tipo de arte”, comentou.

Um dos momentos mais marcantes, foi quando executou “Opus 27, nº 02, em 03 movimentos”, de Beethoven, mais conhecida como “Sonata ao Luar”: a Lua Nova pairando no céu, dando ainda mais graça e beleza a um clássico criado no século 18 e que, até os dias atuais, ainda emociona.

Moreira Lima exibiu ainda sua técnica ao trazer para o universo erudito, temas nacionais populares criados por Pixinguinha, Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Ernesto Nazareth.

Ao final, em meio a aplausos entusiasmados, o pianista tocou “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional”, mesclando com imagens de estradas e cidades por onde o caminhão-teatro percorreu,sendo projetadas no telão acima do palco.

A caravana “Um piano pela Estrada” já realizou mais de 380 concertos, em 23 estados, confirmando que é possível levar para todos os níveis sociais, a música clássica de qualidade, sem deixar de lado as raízes populares, também ricas em harmonias e histórias.

 

DSC03744

DSC03477

 

Acesse nosso banco de imagens e veja outras fotos: http://www.flickr.com/photos/fotoscidadedosaber/sets/72157627228997237/

 

Assista a um trecho da apresentação:

 

 

 

 

Daniel Quirino - Ascom Cidade do Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário