Experimentação, reciclagem e brincadeira. Estas três palavras podem definir o sucesso do Brincarte, projeto do Núcleo de Artes Plásticas da Cidade do Saber, direcionado para crianças entre 07 e 14 anos.
Na última sexta-feira (26/11), aconteceu o encerramento da oficina, momento em que foram exibidas aos pais, parentes e amigos dos educandos, as produções das crianças (quadros, mosaicos, bonecos) além de um teatrinho de fantoches criado por eles mesmos.
Enquanto desenvolvem a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de boa relação em grupo, elas aprendem a desenvolver sua cidadania por meio da reciclagem e o reaproveitamento de materiais, dando uma real noção do que é a preservação da natureza.
“Cria-se uma história, inventa-se um personagem, desenha-se ele no papel e finalmente, ele cria vida na modelagem. O Brincarte é um momento de transformação na vida dessas crianças, principalmente interna, pois quando elas constroem os personagens, tiram de dentro delas mesmas, de seu próprio universo pessoal”, comenta a educadora Miriam Moreira, responsável pelo projeto.
As linguagens da arte na educação infantil tem um papel fundamental, já que desenvolvem aspectos cognitivos, do campo da sensibilidade e ampliam o repertório cultural. Miriam define o conceito: “Os mosaicos que eles fazem talvez seja o momento mais difícil. É um momento de paciência, na qual descobrem que para construir algo, há um trabalho diário, como acontece em nossas próprias vidas”.
Assim, O Brincarte torna-se mais um projeto da Cidade do Saber que encaixa-se em sua proposta: promover inclusão social, o fortalecimento dos vínculos familiares, a atitude cidadã nas práticas cotidianas, sempre através da arte-educação.
Texto e fotos: Daniel Quirino/Ascom Cidade do Saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário