16 de jul de 2010

Fala Jovem: Juventude antenada

Acreditar na juventude é desenvolver projetos que estimulem a participação ativa dos jovens nos movimentos sociais. E foi pensando nisso que a Coordenadoria da Juventude do município de Camaçari iniciou o circuito “Fala Jovem”, um ciclo de audiências públicas que objetiva elaborar o Plano Municipal da Juventude. Nesta sexta-feira que tudo começou.

No foyer do Teatro Cidade do Saber, jovens advindos de todo o município se reuniram a fim de prestigiar o evento, que é um passo fundamental na evolução dos projetos para a juventude. O “Fala Jovem” é um plano que tem na essência o respeito pela juventude e mais: busca ouvi-la, saber quais os seus projetos e quais são as diretrizes que devem ser tomadas em relação a ela.

A grande presença dos jovens Orla de Camaçari trouxe alegria a um dos responsáveis pelo evento, Pedro Bule, Coordenador da COJUV. Dentre os estudantes presentes, Josimar Araújo, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, que veio justamente discutir questões sócio-ambientais do distrito em que mora: “vim saber sobre o projeto, expor idéias sobre a cultura local”. Josimar é responsável pelo Coletivo meio ambiente colégio Estadual de vila de Abrantes, o Com Vida CEVA. O projeto visa atuar na melhoria da relação comunidade com ambiente (visite o blog do Com Vida CEVA clicando aqui). Sobre a importância do “Fala Jovem”, Josimar ressalta: “É essencial essa relação do jovem com a política, com a sociedade”.

Depois das apresentações culturais, que abriram oficialmente o evento, foram abertos os debates. Presentes na mesa estavam Pedro Bule, Marcio Neves, Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, os Secretários Francisco Franco (Governo) e Vital Vasconcelos (Cultura). O público, formado em sua maioria por estudantes, discutiu questões sociais, diretamente com estes representantes.

Logo depois dos debates, no foyer do Teatro, aconteceram as atrações musicais, com as apresentações da banda Giselda e Eric Mazzone, dois nomes da atual cena artística da cidade.

A intenção do Circuito de Audiências Públicas, que pretende se estender para as escolas da rede de ensino de Camaçari, é mediar a relação dessas juventudes, organizadas ou não, com o poder público.

Em resumo, o Fala Jovem foi um sucesso por reunir em um só lugar, discussões positivas, cultura popular e entretenimento.

 

 

DSC07722 DSC07727 DSC07737

DSC07739

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 DSC07741

DSC07749

DSC07753 DSC07757 DSC07769

DSC07775

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  DSC07793 DSC07810

 DSC07814 DSC07820 

 

2 comentários:

  1. ignore a menina de rosa la no fundo :X

    ResponderExcluir
  2. eu amei fui e me divertir muito
    espero que tenha mais vezes
    espero que venha mais vezes aqui em
    vilas de abrantes no (ceva)

    ResponderExcluir